Mais de 101 sites de Fotografia que tem de conhecer – Parte 1

Sites de Fotografia

Apresentamos uma selecção eclética com mais de 101 sites de fotografia obrigatórios dentro do universo da fotografia artística, documental e fotojornalismo. Esta lista engloba agências de fotografia, jornais, revistas, publicações, comunidades, feiras e blogs de fotografia.

Algumas das sugestões representam instituições que são uma referência incontornável na história da fotografia, outras são novas publicações a despontar na actualidade da fotografia artística contemporânea, fotografia documental ou fotojornalismo.

Para além de arquivos fotográficos de grande valor e interesse, a maioria dos sites sugeridos disponibiliza conteúdos actualizados regularmente.

A listagem não se encontra ordenada por qualquer critério de importância ou ranking.

Este artigo é publicado em 4 partes devido à sua extensão.

Aqui ficam as primeiras 25 sugestões:


1 – World Press Photo

É uma organização independente e sem fins lucrativos que nasceu em Amesterdão, Holanda, em 1955. Desde então tem contribuído para promover o fotojornalismo e fotografia documental em todo o mundo, nomeadamente através da organização do mais prestigiado prémio anual de fotojornalismo e respectiva exposição itinerante visitada por milhões de pessoas em mais de 30 países.

Ver site


2 – Magnum Photos

A Magnum Photos é uma agência de fotografia fundada em 1947 pelos fotógrafos Robert Capa, Henri Cartier-Bresson, George Rodger e David Seymour.

Desde a sua origem até aos dias de hoje a Magnum tem incorporado alguns dos mais reconhecidos e famosos fotógrafos mundiais que ao longo das últimas décadas acompanharam e documentaram em fotografia os principais eventos e protagonistas da história mundial.

O site da Magnum contém um inestimável arquivo fotográfico online, com mais de meio milhão de fotografias, e uma secção com reportagens actuais, para além de informação sobre eventos, livros e projectos pessoais dos seus fotógrafos.

Ver site


3 – Agence VU

Apresentam-se como uma agência de fotógrafos, mais do que uma agência de fotografia.
De origem francesa, a Agence VU surgiu em 1986. Aqui podem encontrar-se diversos estilos de fotografia documental e contemporânea. Desde notícias e fotojornalismo até trabalhos de cariz artístico e intimista.

Ver site


4 – Lens – New York Times

Lens é o blog de fotografia de um dos mais reputados jornais americanos e mundiais, o New York Times. O site apresenta uma galeria multimédia de fotografia e vídeo com os trabalhos em destaque, não apenas dos fotógrafos do New York Times, mas também de outras publicações.

Ver site


5 – Photographers Blog – Reuters

Blog dos fotógrafos da Agência Reuters. Aqui são apresentadas, na primeira pessoa, as histórias por detrás de algumas das fotografias que fazem parte do trabalho diário dos fotógrafos da agência.

Ver site


6 – Life

Arquivo da revista LIFE, entretanto descontinuada em 2000, que cobriu e documentou grandes acontecimentos históricos do século XX através de reportagens e fotografias icónicas.

Ver site


7 – Lens Culture

Revista online onde o tema central é a fotografia contemporânea feita por fotógrafos de todas as partes do mundo. O site contém arquivos com ensaios fotográficos, entrevistas áudio e vídeo com diversos fotógrafos, livros de fotografia e notícias da actualidade fotográfica.

Ver site


8 – Purpose

É uma revista online independente de origem francesa que se dedica a apresentar trabalhos fotográficos, tanto de novos artistas como também de nomes já conhecidos.
Cada edição da revista é acompanhada de trilhas sonoras que enriquecem a experiência de apreciação das fotografias exibidas.

Ver site


9 – American Suburb X / AMX

É um volumoso arquivo de fotografia fundado em 2008 e em constante crescimento. Contém um índice de artistas com entrevistas a grandes nomes da fotografia mundial, diversos artigos, portefólios, vídeos, galerias e ensaios fotográficos. O site permite a pesquisa rápida de conteúdos relacionados com todas as zonas do globo.

Ver site


10 – iN PUBLiC

Definem-se como um colectivo, sem fins comerciais, que promove a fotografia de rua, ou street photography. Afirmam que a iN PUBLiC nasceu para “servir de casa” aos fotógrafos de rua. O site apresenta os vários fotógrafos e respectivos portefólios. Contém ainda informações e notícias sobre eventos, workshops, livros e outros conteúdos.

Ver site


11 – Burn Magazine

Revista online coordenada por David Alan Harvey que apresenta e ajuda a lançar novos valores da fotografia contemporânea com destaque na vertente documental. Regularmente são publicados portefólios e ensaios fotográficos de fotógrafos de diversos países.

Ver site


12 – Foam Magazine

Publicação sobre fotografia de âmbito internacional. Trimestralmente são apresentados 8 portefólios sobre um determinado tema. Esta revista, de origem holandesa, tem vindo a ver a sua qualidade reconhecida e é actualmente distribuída em 25 países.

Ver site


13 – Secção de Fotografia do Jornal The Guardian

Secção do histórico jornal britânico The Guardian com fotografias, vídeos e reportagens sobre diversos temas da actualidade.

Ver site


14 – National Geographic

Secção de fotografia do site da centenária National Geographic Society que ao longo de décadas tem contribuído para a sensibilização ambiental e divulgação científica, histórica e cultural da natureza e povos do mundo. Esta secção contém galerias, um destaque de “foto do dia” e variados conteúdos multimédia.

Ver site


15 – Vanity Fair

Revista americana que teve a primeira edição em 1913 sendo descontinuada nos anos trinta do século passado. Em 1981 foi retomada a publicação que se mantém até aos dias de hoje.

A secção de fotografia do site da Vanity Fair inclui diversos conteúdos relacionados com fotografia de personalidades famosas, cinema, moda, política, sociedade e cultura.

Ver site


16 – On Off Picture

É uma agência fotográfica italiana, fundada em 2009, especializada em fotojornalismo e fotografia de reportagem. O site contém destaques e portefólios de grande qualidade dos jovens fotógrafos que integram a agência.

Ver site


17 – Fraction Magazine

Revista online com edições mensais temáticas contendo ensaios de fotografia artística contemporânea de autores de todo o mundo. Também são apresentadas críticas de livros de fotografia.

Ver site


18 – Paris Photo

Site da feira de fotografia Paris Photo, um dos eventos mais importantes da fotografia artística internacional, com a presença de mais de 100 galerias e editores.

Ver site


19 – SeeSaw Magazine

Revista online de fotografia que destaca trabalhos, tanto de novos fotógrafos como de autores já reconhecidos. A SeeSaw contém histórias, ensaios, críticas e também, frequentemente, fotografia vernacular.

Ver site


20 – LPV Magazine

Revista com edições online, e offline, dedicada à fotografia documental e artística. O site disponibiliza os vários números da revista em formato PDF.

Ver site


21 – GUP Magazine – Guide to Unique Photography

Revista dedicada à fotografia com especial destaque para a fotografia artística internacional.

Ver site


22 – Aperture Fundation

A Aperture é uma fundação sem fins lucrativos, fundada pelos fotógrafos Ansel Adams, Dorothea Lange, Barbara Morgan e Minor White, entre outros, que se dedica a promover activamente a fotografia através de diversas iniciativas, revista, galeria, eventos, exposições, apoio a artistas e edição de livros.

Ver site


23 – A Japanese Book

Livraria online onde pode encontrar uma vasta oferta de livros de fotografia, e não só, sobre o Japão em vários temas, épocas e autores.

Ver site


24 – Ahorn Magazine

Publicação online centrada na fotografia contemporânea. Aqui são destacados trabalhos de novos fotógrafos. Também contém textos, críticas, entrevistas, ensaios e opiniões sobre livros de fotografia.

Ver site


25 – Album, Magazin für Fotografie

Revista alemã que destaca a fotografia artística contemporânea. O site apresenta conteúdos multimédia relacionados com as edições e um blog.

Ver site

Veja a continuação deste artigo onde apresentamos mais 25 sugestões de sites de fotografia!

Acompanhe-nos nas Redes Sociais::

1 comentário a “Mais de 101 sites de Fotografia que tem de conhecer – Parte 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *