Emergentes dst 2013 com Prémio de 7.500€ – Esperados mais de 500 concorrentes

O «Grande Prémio de Fotografia Emergentes dst» está de volta, contando novamente com o prémio no valor pecuniário de 7500 euros. O vencedor será anunciado numa gala que decorrerá a 28 de setembro, no Theatro Circo, em Braga, e que contará ainda com um concerto de Patrick Wolf, músico inglês conhecido pela fusão de sons eletrónicos com instrumentos mais tradicionais, como o ukulele, o piano ou a viola.

Fotografia de Sebastián Liste

© Sebastián Liste – Vencedor Emergentes dst 2012

Iniciativa do grupo dst, este concurso, integrado no «Encontros da Imagem, Festival Internacional de Fotografia», visa premiar o melhor trabalho em Fotografia Contemporânea e constitui uma plataforma preferencial para cada artista obter uma análise do seu trabalho e eventualmente ser incluído em projetos expositivos ou editoriais. Nas edições passadas registaram-se centenas de candidaturas, esperando-se que esta edição supere as expectativas. O objetivo passa por conquistar mais de 500 candidaturas ao prémio, abrindo terreno para a consolidação dos «Emergentes dst» em Portugal e além-fronteiras.

José Teixeira, presidente do grupo dst, reafirma a ambição de consolidar a dimensão internacional do prémio de fotografia «Emergentes dst», frisando que a cultura vigente na empresa “assenta na defesa e promoção dos valores humanistas e é nesse espírito que assumimos o compromisso de manter um papel ativo no que respeita ao reconhecimento do mérito dos que mais se destacam nos diversos segmentos das artes e da cultura”.

O conjunto das fotografias dos 20 finalistas selecionados pelos críticos será ainda exposto na cerimónia de anúncio do Prémio «Emergentes dst» e o autor vencedor verá o seu portefólio em exposição na secção oficial dos Encontros da Imagem em 2014.

Regulamento

A primeira fase do «Emergentes dst» é de pré-seleção, com os candidatos a necessitarem apenas de submeter online um projeto fotográfico que não exceda as 20 imagens (preto e branco ou cor) em formato digital. O portfólio deverá ser original e recente e enviado até ao dia 31 de Julho de 2013. O custo de pré-inscrição é de 20 euros e deverá ser efetuado por transferência bancária à ordem dos Encontros da Imagem. Um comité de pré-seleção especializado elegerá 70 autores que serão convidados a submeter os seus portfólios à posterior análise de especialistas e críticos de fotografia e artes visuais. Os finalistas serão informados dos resultados até ao dia 5 de Agosto.

Numa segunda fase, os candidatos selecionados devem escolher 8 especialistas para a leitura do seu portfólio, até ao dia 7 de Setembro, leitura essa que terá lugar no decorrer do Festival Encontros da Imagem, nos dias 25 e 26 de Setembro.

Mais informações no site Encontros da Imagem.

Encontros da Imagem

O «Encontros da Imagem», Festival Internacional de Fotografia com mais de 25 anos de existência, tem como principal novidade este ano a extensão do festival ao Porto e a Lisboa e posterior itinerância no Brasil. O conceito genérico eleito para a edição deste ano inscreve-se numa abordagem ao amor e à família reunido sob o tema “Love will tear us apart”, dos Joy Division. Com o tempo a acelerar e as relações humanas a tornarem- se mais urgentes, considerou-se oportuno construir uma narrativa que contribua para uma reflexão consequente em torno das velhas/novas relações interpessoais.

Em Lisboa, os Encontros da Imagem apresentam Mel O’Callaghan na Galeria Belo-Galsterer, de 26 de Setembro a 9 de Novembro: um projeto centrado no amor pelo corpo humano. A partir da pesquisa de máquinas que remontam ao ideal de ginásio dos séculos XIX/XX, a série centra-se num imaginário desportivo cujos extremismos de perseverança e tortura levam à reflexão dos próprios limites individuais na busca da aparência desejada.

“Revolução”, de Jaime Vasconcelos, é exibida na Galeria das Salgadeiras entre 19 de Setembro e 2 de Novembro, série onde a fotografia e a imagem são pensadas como ferramenta e não como um fim em si mesmo. Composições digitais com base na pesquisa do conceito que envolve grandes revoluções mundiais – realidades fotografada que terminam numa imagem ficcionada, com uma forte componente humanista e social.

Acompanhe-nos nas Redes Sociais::