11 Dicas para escolher um bom curso de fotografia

sala

Muitos são os que consideram a opção de realizar um curso de fotografia.

Ao longo deste artigo vamos apresentar 11 dicas que podem ajudá-lo a escolher um curso de fotografia adequado às suas necessidades.

PUB:

Que curso escolher

Existem várias opções de cursos de fotografia em Portugal, mais ou menos indicados, consoante os objectivos que tenha em mente.

1 - Um curso que dá resposta aos seus objectivos

Existem vários motivos que o podem levar a querer tirar um curso de fotografia: seja para vir trabalhar na área, melhorar conhecimentos técnicos, puro entretenimento ou outras razões. Podem ser cursos práticos, cursos profissionais, cursos técnicos, pós-graduações, etc. Cada um destes casos terás as suas características e dará resposta a uma necessidade distinta. Há ainda cursos de iniciação à fotografia e outros de nível já mais avançado. Tenha em consideração as suas expectativas de aprendizagem quando escolher o curso.

2 - Prestígio da escola

Na hora de escolher tenha em consideração o prestígio e credibilidade da escola. Uma escola com vários anos, com uma boa reputação no mercado, com uma estrutura sólida e consolidada pode ser uma garantia de credibilidade. Procure saber sobre a origem, história e percurso da instituição que está a considerar. Veja também se tem algum tipo de certificação, apoio, parcerias de relevo.

3 - Corpo docente

Perceba quem são os docentes do curso de fotografia que estiver a considerar. Nos sites das escolas é comum haver referências aos professores ou formadores. Veja qual é o seu curriculum e qual o nível de experiência. Tente perceber se são reconhecidos no meio fotográfico. Um pouco de pesquisa no Google também pode ajudar. Veja se se identifica com os seus trabalhos, caso sejam fotógrafos ou artistas.

4 - O tipo de fotografia

Existem cursos de fotografia generalistas (que abordam um pouco de tudo) e outros muito específicos (como fotografia de moda, fotojornalismo, criar um livro de fotografia, história da fotografia, revelação em laboratório, etc). Tenha em consideração os seus objectivos específicos de aprendizagem quando escolher o curso.

5 - Metodologia do curso

Este é outro factor a ter em conta. Certos cursos são presenciais com aulas práticas nas instalações da escola ou exercícios no exterior. Outros são a distância com o apoio de uma plataforma de e-Learning. Perceba bem como funciona e escolha um curso com uma metodologia que seja adequada às suas necessidades e forma de estudo.

6 - Conhecer as instalações

Independentemente da metodologia do curso, pode ser interessante ir verificar pessoalmente as instalações da escola. Poderá dar-lhe uma ideia mais concreta sobre o tipo de infraestruturas à disposição dos alunos, tipo de atendimento dos funcionários, eventualmente até conhecer alguns dos professores, perceber se são instalações com condições e ao nível das espectativas que tem.

7 - Duração do curso

Em fotografia existem cursos de 2 ou mais anos e também workshops ou pequenos cursos de curta duração. Perceba qual vai ser a duração do curso em questão e se está adequado aos seus objectivos. Tente projectar-se no tempo que durará o curso e perceber se terá tempo e oportunidade de seguir a estudar.

8 - Horário e ritmo de estudo

Esta questão é particularmente importante para quem já trabalhe. Perceba quais são os horários (laboral, pós-laboral, fim de semana) e também a carga horária, bem como a exigência de estudo fora das aulas. Nem sempre é fácil conjugar uma actividade profissional com o estudo. É um "requisito" ter muita motivação, auto-disciplina e empenho.

9 - Conteúdos adaptados à realidade actual

No campo da fotografia existem evoluções tecnológicas. As funções associadas à profissão de fotógrafo também estão constantemente a evoluir. Em situações como o fotojornalismo, o fotógrafo também poderá ter de executar tarefas relacionadas com vídeo, tecnologia mobile, etc. Veja o plano de estudos do curso e tente perceber se está adequado ao contexto actual e aos seus objectivos de aprendizagem.

10 - Testemunhos e recomendações

Depois de ter feito uma pré-selecção de cursos que lhe interessam veja se consegue encontrar testemunhos ou opiniões. Procure no Facebook da escola, no Google utilizando uma pesquisa por "Nome da escola + testemunhos". Pode até tentar contactar alguns antigos alunos e recolher as suas opiniões.

11 - Antigos alunos conhecidos

Algumas escolas de fotografia contribuiram para a formação de alguns dos nomes mais conhecidos da fotografia contemporânea em Portugal. Nos próprios sites das escolas de fotografia é muitas vezes possível encontrar uma secção dedicada a antigos alunos. Como complemento pode pesquisar no Google por fotógrafos contemporâneos, artistas, fotojornalistas e através dos seus sites pessoais, biografias ou textos de apresentação, perceber onde fizeram as suas formações.
Há vários factores que podem contribuir para a escolha de um curso de fotografia adequado às suas necessidades. Para além dos factores referidos ainda poderão existir outros. Uma recolha de informações completa e algum trabalho de pesquisa são essenciais para fazer uma escolha certa.. Se se lembrar de mais alguma dica interessante partilhe utilizando os comentários.
PUB:

Acompanhe-nos nas Redes Sociais::

1 comentário a “11 Dicas para escolher um bom curso de fotografia

  1. Achei o artigo muito útil. Eu fiz o curso profissional de fotografia da Restart. Quando escolhí, tive em consideração muitos dos aspectos focados neste artigo. Uma boa ajuda para quem está a tentar escolher onde fazer a sua educação fotográfica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *