Quais os melhores livros de fotografia? Apresentamos algumas sugestões

livros

Quais os melhores livros de fotografia? Esta pergunta é feita frequentemente por estudantes de fotografia, fotógrafos e apreciadores que estão a descobrir o universo da fotografia artística, documental ou fotojornalismo.

A palavra “melhores” envolve obviamente uma grande dose de subjectividade e neste artigo vamos entender a pergunta como: quais os livros de fotografia de fotógrafos que são considerados uma referência pela crítica especializada e por outros fotógrafos e que de alguma forma ajudaram a influenciar o seu trabalho?

Os livros de fotografia têm sido um meio popular de apresentar um trabalho fotográfico. Nos dias de hoje, o processo de publicar um livro tornou-se bastante acessível graças a recursos como sites de auto-publicação (self publishing), lançamento de edições de autor e publicações independentes – tema que iremos abordar futuramente. Mas entretanto, recomendamos uma seleção de livros de fotografia que alcançaram o estatuto de clássicos dentro do género.

Nota: Enquanto alguns deste livros correspondem a publicações marcantes de um autor num determinado momento da sua carreira, outros correspondem a retrospectivas de carreira contendo selecções de algumas das fotografias mais significativas de um determinado fotógrafo, sendo uma oportunidade para conhecer o seu trabalho numa primeira fase e depois partir para livros mais específicos.
Alguns links são afiliados e apontam para lojas online onde poderá encontrar os livros.

Aqui ficam algumas sugestões:

Vamos actualizando esta selecção. Aproveite a secção de comentários para sugerir outros autores e livros.

Acompanhe-nos nas Redes Sociais::

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *