8 Arquivos fotográficos portugueses online

Hoje em dia já existem recursos que nos permitem de uma forma prática conhecer o que já foi feito em fotografia no nosso país.

Máquinas fotográficas antigas

Referimo-nos aos arquivos digitais de várias instituições que possuem espólios fotográficos.

Muitos destes acervos são de uma enorme riqueza, contendo conjuntos de fotografia documental e artística de diferentes épocas, locais, estilos e autores.

Dada a grande quantidade de registos que alguns destes conjuntos possuem, um estudo ou fruição da sua totalidade nunca poderá ser convenientemente feito em pouco tempo.

Mas como perdermo-nos é uma das melhores formas de descobrir novos caminhos, nada como mergulhar nalgumas destas coleções e ver onde nos leva a curiosidade do momento. E de qualquer forma, podemos sempre voltar!

Conheça agora alguns dos mais interessantes arquivos digitais nacionais disponíveis online:

Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa

Possui algumas centenas de milhares de registos, datados de 1850 em diante, que têm vindo a ser disponibilizados online gradualmente. O tema predominante nas diversas coleções deste arquivo é o da cidade de Lisboa.

http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/pt/fundos-colecoes/colecoes-de-fotografia/

Espólio Fotográfico Português

Este espólio corresponde a um conjunto de cerca de 600.000 negativos oriundos do estúdio Fotografia Beleza, que esteve ativo na cidade do Porto desde a primeira década do século XX.

http://www.espoliofotograficoportugues.pt/Default.aspx?ID=51

Arquivo do Centro Português de Fotografia

Neste arquivo podem encontrar-se diversas coleções reunidas originalmente por indivíduos ou entidades específicas, destacando-se a Colecção Nacional de Fotografia.

http://digitarq.cpf.dgarq.gov.pt/

Arquivo Fotográfico da Agência Lusa

Mais de um milhão e meio de imagens que contam a história do nosso país desde 1920. O arquivo desta agência noticiosa é acrescentado diariamente pelo trabalho dos seus jornalistas e dos de outras agências internacionais.

http://lusa.fotos.sapo.pt/

Arquivo Fotográfico da Direção Geral do Património Cultural

Integram este arquivo coleções de fotografia pertencentes a Museus, Palácios e outros imóveis tutelados pela DGPC, bem como coleções depositados por outras entidades e por colecionadores particulares.

http://www.patrimoniocultural.pt/pt/recursos/arquivos-dgpc/arquivo-fotografico/

Arquivo Fotográfico da Fundação Calouste Gulbenkian

Aqui encontram-se sobretudo fotografias que documentam as artes visuais portuguesas. São 180 coleções que totalizam cerca de 180.000 registos fotográficos.

https://www.flickr.com/photos/biblarte/

Arquivo Fotográfico da Cinemateca Portuguesa

Os registos fotográficos que a Cinemateca disponibiliza online são sobretudo fotogramas retirados de diversos filmes.

http://www.cinemateca.pt/Cinemateca-Digital.aspx

Espólio Fotográfico de Ernesto de Sousa

A obra fotográfica produzida pela personalidade plurifacetada que foi Ernesto de Sousa encontra-se acessível através do portal do Centro de Estudos Multidisciplinares a ele dedicado.

http://www.ernestodesousa.com/?cat=7


Da nossa parte, resta desejar-lhe boas visualizações, e que a inspiração seja constante neste ano que agora começa! Aproveite ainda para conhecer outras sugestões de sites de fotografia.

Acompanhe-nos nas Redes Sociais::

2 comentários a “8 Arquivos fotográficos portugueses online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *